Tudo sobre a codificação de mercadorias

A Comprint

Tudo sobre a codificação de mercadorias

Você sabe como é feita a marcação e codificação de mercadorias e embalagens qual é a importância desse processo?

 

A comercialização de produtos em território nacional precisa seguir algumas determinações relacionadas à marcação e codificação de acordo com a legislação. Mas você sabe como essas marcações são realizadas?

Neste artigo, falaremos um pouco sobre as melhores práticas na hora de codificar seus produtos e quais são as vantagens de trabalhar com impressoras de códigos de barras ou bi-dimensionais do tipo Datamatrix ou QRcode de alta resolução e durabilidade.

 

O que é codificação de mercadorias?

 

A codificação consiste em associar um código composto por dígitos, letras ou ambos, a cada produto, de forma diferenciada e customizada.

Esses códigos são usados para identificar itens em nível nacional e internacional. São utilizados também, para localizar facilmente produtos de catálogo e os que ficam em depósitos, otimizar a logística dos mesmos e, ainda, para marcar suas características, como variação, categoria, grupo de produtos, datas de fabricação e validade entre outros.

A associação de um código a cada produto costuma ser feita de forma automatizada por meio de sistemas preparados para esse fim. Realizar essa tarefa manualmente ou sem a possibilidade de imprimir dados variáveis, envolveria erros de repetição e lógica de codificação, sem falar no tempo gasto na criação de cada código, que deve ser realizada um a um. Agora imagine quando se trata da codificação de dados variáveis em catálogos e depósitos que podem conter milhares de produtos diferentes. Já pensou?

Por essa razão, contar com uma datadora inkjet de alto desempenho é fundamental para tornar sua linha de produção mais eficiente e reduzir as perdas operacionais relacionadas a equipamentos com falhas.

 

Os benefícios da codificação de mercadorias para e-commerces

Criar um sistema organizacional simples

Identificar cada produto com um código que proporcione a rastreabilidade por meio de sistemas e aplicativos, e trocar informações entre pessoas e departamentos.

 

Economizar tempo de gerenciamento

É muito mais rápido gerar códigos automáticos para cada produto. Graças a eles, os departamentos de atendimento ao cliente e logística também podem localizá-los mais rapidamente, e adicionar novos produtos e remessas em menos tempo, sem a necessidade de registros manuais tediosos.

 

Suporte para otimização de estoque

Ao permitir uma análise mais precisa de quantos produtos você tem e quais foram seus movimentos em tempo real, é mais fácil determinar o que vende melhor e permite que você tome melhores decisões de negócios.

 

Facilitar a inteligência de negócios

Como já mencionamos, a codificação de produtos oferece maior controle sobre quantos produtos você tem em seu catálogo, armazéns e diferentes canais, e qual é seu desempenho em cada um deles em termos de rentabilidade para sua empresa.

 

Reduzir o risco de erros logísticos

Os códigos tornam as identificações dos produtos mais precisas e, portanto, evitam extravios no depósito ou mal-entendidos ao processar e enviar pedidos para clientes de uma loja on-line, ou ao gerar pedidos de renovação de estoque para seus atacadistas, distribuidores ou fabricantes.

Como implementar seu sistema de codificação de mercadorias

 

Existem alguns códigos de valor universal usados ??por todos os fabricantes, mas na realidade, o sistema de codificação depende do tipo de produto. Você também pode gerar seus próprios códigos personalizados.

Em todos os casos, um código de produto deve atender a algumas necessidades básicas :

  • Seja único para cada produto;
  • Ser fácil de escrever e compartilhar (por meio de uma lógica que deve ser respeitada por todos os códigos, seja em um sistema internacional ou interno à sua empresa);
  • Associe recursos de identificação (como categoria ou variante) ao produto;
  • Inclui um código de controle.

Como escolher uma impressora inkjet a jato de tinta

 

Escolher a impressora certa para marcação e codificação de produtos e embalagens é um passo importante para tornar sua empresa mais eficiente e produtiva.

As impressoras Hitachi a jato contínuo de tinta (inkjet) são equipamentos que operam projetando gotas de tinta precisamente controladas em embalagens primárias, como latas, garrafas, filmes e outras formas de substratos. 

Esses códigos podem conter datas de fabricação e vencimento de um produto, bem como números de lote, horário e demais informações desejadas, além de códigos de barras e códigos bi-dimensionais. 

A natureza única da Tecnologia a Jato Contínuo de Tinta (CIJ) permite que letras e caracteres claros e concisos sejam impressos em altas velocidades, ao mesmo tempo em que ocupam uma pequena área na linha de embalagem. Isso permite que a série UX da Hitachi seja facilmente integrada às linhas automatizadas de produção e embalagem.

A Hitachi oferece uma ampla gama de formulações de tintas que permitem que os códigos se fixem em todas as formas de embalagens primárias, como papel, PP, PET, HDPE, vidro e metal e muito mais.

Para conferir a linha completa de impressoras marcadoras Hitachi aqui na Comprint, acesse aqui.