O Que Uma Impressora 3D Profissional Pode Fazer?

A Comprint

Categoria:
O Que Uma Impressora 3D Profissional Pode Fazer?

A funcionalidade das impressoras 3D é algo incrível. Com ela, é possível criar basicamente qualquer coisa, desde que seja desenvolvido um projeto prévio em computador, o que abre um leque bastante amplo de oportunidades. Porém, uma impressora 3D profissional pode fazer ainda mais.

Se uma impressora 3D doméstica já pode criar uma infinidade de itens e ferramentas, quanto mais uma impressora 3D profissional, que pode produzir todo tipo de objeto que você pode imaginar.

Entenda melhor como funcionam as impressoras 3D profissionais e o que elas realmente podem produzir!

Como funciona uma Impressora 3D Profissional?

O princípio de funcionamento de uma impressora 3D para fins profissionais e industriais é razoavelmente diferente daquele de impressoras domésticas.

A partir de um projeto desenvolvido em softwares específicos, a peça, equipamento ou ferramenta é reproduzida com absoluta precisão, exatamente como consta no projeto, de acordo com a tecnologia de impressão oferecida por aquele equipamento.

Porém, existem algumas diferenças no funcionamento de uma impressora 3D profissional em comparação a um modelo doméstico. As principais são as seguintes:

  • Tamanho: o equipamento é consideravelmente maior, bastante parecido com uma impressora ou copiadora de grande porte, geralmente utilizada em gráficas.
  • Peso: consequentemente, o peso também é bem maior, e pode variar de 30 kg a 150 kg, embora existam modelos bem mais pesados.
  • Tecnologia de impressão: geralmente, os métodos de impressão variam entre FDM (Fused Deposition Modeling, modelagem por fusão e depósito) e PolyJet, embora também existam outras tecnologias, como SLS (Selective Laser Sintering (sinterização seletiva a laser) e SLA (Stereolithography, estereolitografia).
  • Materiais: a gama de materiais que podem ser utilizados para impressão é bem maior, o que possibilita a criação de ferramentas e itens muito mais específicos. Cada fabricante geralmente possui uma linha própria de materiais para impressão, mas estes geralmente envolvem termoplásticos, fotopolímeros e outros.
  • Resolução: essa é uma das diferenças mais importantes. Diferente do que ocorre com impressões convencionais, em papel, a resolução de uma impressora 3D profissional diz respeito à espessura mínima de cada camada impressa.

Geralmente, as impressoras domésticas imprimem aproximadamente 100 microns (0,1 mm), enquanto um modelo profissional pode alcançar 16 microns (0,016 mm), o que possibilita a criação de itens com um acabamento muito melhor.

Outras das diferenças são a maior complexidade dos softwares utilizados para o desenvolvimento dos projetos; as dimensões das peças impressas, que podem ser bem maiores; a estética do equipamento, que possui um aspecto mais industrial e os preços, que também são mais altos devido às características dos equipamentos.

Esse tipo de impressão 3D no Brasil já é possível?

Muito se fala sobre a impressão 3D no Brasil, que já está disponível. Existem vários modelos de impressoras que podem ser adquiridos, de acordo com as características que cada pessoa ou empresa necessita.

Porém, a impressão 3D no Brasil com qualidade profissional ainda não é um assunto tão amplamente divulgado, já que essa tecnologia ainda está se popularizando. Porém, ela já existe, sim, em território nacional.

Na Comprint você conta com uma ampla linha de impressoras 3D grandes da Stratasys, você pode conferi-las clicando aqui.

Como escolher a melhor impressora 3D?

O primeiro passo para definir qual é a melhor impressora 3D para o seu negócio é identificar quais são as principais necessidades da sua empresa.

Se você deseja investir em manufatura aditiva, a melhor impressora 3D será aquela que conta com a tecnologia de impressão FDM, capaz de construir peças fortes, duráveis e dimensionalmente estáveis com a melhor precisão e repetibilidade.

Vale lembrar que a impressão FDM foi criada por S. Scott Crump, co-fundador da Stratasys, que é a pioneira dessa modalidade de impressão.

Já, se o que procura são equipamentos para criar protótipos suaves e detalhados, que exprimem a estética do produto final, ferramentas e acessórios complexos e precisos, a tecnologia de impressão polyjet pode oferecer mais precisão e realismo e, portanto, serão as melhores impressoras 3D para você.

Onde comprar uma impressora 3D grande?

É possível adquirir uma impressora 3D grande profissional através de representantes autorizados, com capacidades para suprir as demandas de empresas de pequeno, médio e grande porte.

É possível criar desde peças mecânicas de altíssima complexidade até mesmo próteses para pessoas com necessidades especiais e deformidades físicas, por exemplo. Isso mostra o quão amplas são as possibilidades de criação com esses equipamentos.

Se a sua empresa deseja contar com uma impressora 3D grande profissional e sair na frente no mercado de impressão 3D no Brasil, conte com as impressoras oferecidas pela Comprint, que é uma empresa com mais de 35 anos de atuação no Brasil e que representa a Stratasys, líder de seu segmento.