Confira 5 Modelos de Impressora 3D Stratasys

A Comprint

Categoria:
Confira 5 Modelos de Impressora 3D Stratasys

A Stratasys é uma fabricante de impressora 3D que foi fundada em 1989 e é referência mundial em seu segmento. Por isso, ter uma impressora 3D Stratasys significa contar com um equipamento da mais alta qualidade.

O reconhecimento e a importância da Stratasys são tão grandes que uma das principais tecnologias de impressão 3D disponíveis e utilizadas atualmente, a FDM (Fused Deposition Modeling) é patenteada pela empresa. Isso já deixa bem claro como uma impressora 3D Stratasys é um excelente equipamento.

A Stratasys e a impressão FDM

Você já se perguntou o que é impressão FDM? Onde ela surgiu? Como a impressão FDM funciona? Todas as respostas para essas perguntas podem ser respondidas a partir do mesmo ponto de partida: a Stratasys.

A impressão FDM é uma tecnologia de modelagem por fusão e deposição criada em 1989, por S. Scott Crump, co-fundador da Stratasys. 

Diferente do que ocorre na tecnologia Polyjet, a confecção das peças é feita camada por camada a partir de um projeto pronto. Normalmente, é utilizado como matéria prima um material termoplástico.

Selecionamos 5 modelos de impressoras FDM e Polyjet fabricadas pela Stratasys para que você conheça melhor suas características e funcionalidades.

Assim, além de entender melhor sobre elas, você poderá saber qual é a mais adequada para as necessidades da sua empresa!

 

5 Modelos de Impressora 3D Stratasys Que se Destacam no Mercado

São modelos de pequeno, médio e grande porte, com diferentes resoluções e tecnologias de impressão que suprem as mais variadas necessidades!

Stratasys uPrint SE Plus 

Essa é a impressora 3D ideal para quem precisa de um equipamento não muito grande, já que ele possui quase o mesmo tamanho de um frigobar. A Stratasys uPrint SE Plus é capaz de criar protótipos com até 9 cores diferentes e pode ser instalada em, basicamente, qualquer lugar, já que não demanda nenhum sistema de ventilação especial.

O equipamento é tão simples de usar que qualquer pessoa pode aprender a operá-lo em menos de 30 minutos, o que garante que nenhum colaborador da empresa passe por maiores dificuldades.

Um detalhe importante sobre essa impressora 3D Stratasys é que ela está disponível em 2 modelos diferentes: com 1 ou 2 baias de material. Assim, a capacidade de impressão dobra, mas sem a necessidade de intervenções no equipamento.

  • Dimensões da bandeja (A x L x P, em mm): 152 x 203 x 203
  • Dimensões do equipamento (A x L x P, em mm): 787 x 635 x 660 (1 baia), 940 x 635 x 660 (2 baias)
  • Peso: 76 Kg (1 baia), 94 Kg (2 baias)
  • Espessura de camada (resolução, em mm): 0,254 ou 0,330
  • Tecnologia de impressão: FDM (Fused Deposition Modeling)
  • Material de impressão: termoplástico ABSplus™

 

Stratasys Objet30 Dental Prime

Essa impressora 3D Stratasys foi desenvolvida especialmente para aplicações odontológicas, como na produção de coroas, pontes, dentaduras e guias cirúrgicos para implantes.

Por ser utilizada no segmento odontológico, sua resolução é bastante alta, para que a peça produzida seja a mais perfeita possível. As dimensões do equipamento também não são muito grandes, para que ele seja instalado em todos os consultórios sem maiores problemas.

  • Dimensões da bandeja (A x L x P, em mm): 100 x 300 x 200
  • Dimensões do equipamento (A x L x P, em mm): 590 x 825 x 620
  • Peso: 106 Kg
  • Espessura de camada (resolução, em mm): 16 mícrons (0,016 mm)
  • Tecnologia de impressão: PolyJet
  • Material de impressão: Clear Bio-compatible (MED610), VeroDentPlus (MED690), VeroGlaze (MED620), WaterJet removível (SUP705), solúvel (SUP706)


Stratasys Fortus 900mc

Para grandes indústrias e empresas com necessidades de produção muito intensas, a Fortus 900mc é a melhor impressora 3D que existe, graças às suas dimensões. O modelo conta até mesmo com câmeras internas, para que seja possível acompanhar o processo de prototipagem.

As interrupções na produção são mínimas, já que o sistema de impressão utiliza a maioria dos termoplásticos que são empregados em processos de fabricação tradicionais. Assim, o resultado é uma otimização na produção.

Para empresas que necessitem de uma velocidade maior, pode ser adquirido um kit de aceleração, que torna o equipamento ainda mais rápido e eficiente, ideal para as necessidades industriais atuais. São muitas cores suportadas que variam de acordo com cada material utilizado.

  • Dimensões da bandeja (A x L x P, em mm): 914,4 x 609,6 x 914,4
  • Dimensões do equipamento (A x L x P, em mm): 2027 x 2772 x 1683
  • Peso: 2.869 Kg
  • Espessura de camada (resolução, em mm): 0,178, 0,254, 0,330 ou 0,508
  • Tecnologia de impressão: FDM (Fused Deposition Modeling)
  • Material de impressão: ASA, ABS-M30™, ABS-M30i™, ABS-ESD7™, PC-ABS, PC-ISO™, PC, ULTEM™ 9085 resin, ULTEM™ 1010 resin, PPSF, FDM Nylon 12™, FDM Nylon 6™, ST-130™

 

Stratasys Objet260 Connex3

Essa impressora 3D Stratasys é perfeita para impressões 3D multicoloridas. É possível criar protótipos que se adequam às necessidades de cada aplicação, mesmo que sejam translúcidos, rígidos ou resistentes a altas temperaturas.

O modelo suporta o maior número de materiais de sua categoria, possibilitando criar protótipos rígidos ou flexíveis, transparentes ou opacos, padronizados ou biocompatíveis, entre muitas outras características.

  • Dimensões da bandeja (A x L x P, em mm): 200 x 255 x 252
  • Dimensões do equipamento (A x L x P, em mm): 735 x 870 x 1200
  • Peso: 264 Kg
  • Espessura de camada (resolução, em mm): 16 mícrons (0,016 mm)
  • Tecnologia de impressão: PolyJet
  • Materiais de impressão: mais de 1.000 opções, com características flexíveis, resistentes a temperaturas elevadas, biocompatíveis, transparentes e translúcidas, entre outras.

Stratasys J750

Por último, mas não menos importante, aparece a impressora 3D Stratasys J750, um dos modelos mais avançados disponíveis no mercado atualmente. O desempenho estético dos protótipos produzidos pela J750 é incomparável, com a capacidade de mapear texturas e apresentar cores reais e vibrantes.

Além disso, os protótipos criados com essa impressora 3D são quase tão funcionais quanto o produto final, o que dá uma ideia muito mais segura e precisa do resultado. Os modelos são tão reais que é até possível escolher cores neutras, neon, luminosas ou escuras, entre outras, por exemplo.

Podem ser carregados até 6 materiais de uma vez, mesmo que suas características sejam diferentes, o que certamente acelerará o processo de produção e deixará o protótipo perfeito.

  • Dimensões da bandeja (A x L x P, em mm): 200 x 490 x 390
  • Dimensões do equipamento (A x L x P, em mm): 1100 x 1400 x 1260
  • Peso: 430 Kg
  • Espessura de camada (resolução, em mm): 14 mícrons (0,014 mm)
  • Tecnologia de impressão: PolyJet
  • Materiais de impressão: materiais das famílias Vero™, Tango™, Transparent VeroClear™, materiais flexíveis, SUP705 (WaterJet removível) e SUP706 (solúvel).

Tecnologia de Impressão FDM e Polyjet

Essas são apenas algumas das várias opções disponíveis de impressora 3D, e acredite: estes equipamentos devem se tornar cada vez mais utilizados em todos os ramos da indústria.

Se deseja saber mais sobre qual tipo de tecnologia de impressão combina melhor com a proposta da sua empresa, aqui no blog você certamente encontrará outros materiais que explicam melhor as vantagens da Impressão Polyjet e da Impressão FDM.

Todos os modelos de impressora 3D Stratasys citados são oferecidos pela Comprint, que representa a Stratasys no Brasil e disponibiliza mais de 20 opções de equipamentos a clientes em todo o país.