Lacta

A Comprint

Caso de Sucesso
Lacta e HP Indigo 12000

Lacta e HP Indigo 12000

Lacta e HP Indigo – Uma Parceria de Sucesso

 

Este ano, a Lacta empresa do grupo Mondelez internacional, em parceria com a HP Indigo 12000 inovaram ao possibilitar que cada comprador de e-Commerce pudesse personalizar a embalagem do seu próprio chocolate.

Ao realizar o pedido através do site da Lacta, o cliente escolhe entre dois sabores de chocolates (importados) de 300 e 325 gr, e após selecionar o tipo do chocolate, é possível escrever qualquer mensagem na embalagem do produto, respeitando o tamanho máximo de 30 caracteres por embalagem.

 

Mas qual é a importância para o mercado gráfico?

 

Perguntar-se qual a importância dessa ação para o mercado gráfico é algo natural, afinal de contas qualquer um poderia pensar o mesmo, será?

Ao longo da história gráfica, mais especificamente na impressão industrial de rótulos, etiquetas e embalagens dos mais diversos tipos, a quantos anos vemos ações como a realizada pela Lacta? Pouquíssimo e o motivo não seria outro se não a limitação tecnológica.

As impressoras tradicionais, apesar de serem capazes de imprimir trabalhos de alta qualidade, com uma velocidade de produção tão boa quanto, pecam pela falta de possibilidades que sua tecnologia dispõe.

Ações como a Lacta Specials são possíveis graças ao incrível poder de personalização que impressoras como a HP Indigo 12000 (focada no mercado editorial e promocional para impressões em cartão e papel fino) possibilitam.

Para o mercado gráfico isto representa uma imensa abrangência nas possibilidades de negócios, pois com impressoras capazes de fazer de cada impressão um trabalho único, as oportunidades vão muito além do tradicional e as chances de uma receita maior crescem igualmente.

 

Como lucrar mais com uma impressora digital?

 

Atendo-se a HP Indigo 12000, mas estendendo-se também à outras impressoras da série Indigo, a possiblidade e aumento dos lucros, inicia-se pelo simples fato desta impressora ser pensada para otimizar a linha de produção.

A HP Indigo 12000, foi desenvolvida para trabalhar com pequenas e médias tiragens, é possível realizar até 70 trabalhos diferentes, por turno e qualquer tipo de alteração pode ser feita com mínimas alterações na interface do equipamento.

Isto por que com a Indigo 12000 a cada nova impressão, uma nova matriz digital é criada. Por outro lado, com impressoras analógicas é necessário criar uma nova matriz física para cada impressão, algo totalmente inviável por conta dos altos custos que isso geraria. Além do mais a grande maiorias destes equipamentos não trabalham com tiragens médias ou pequenas e o impacto de produzir apenas grandes tiragens, torna impraticável produzir trabalhos pessoais, logo uma imensa fatia do mercado fica esquecida.

Além dos pontos levantados, há um último e ainda mais importante no qual falaremos a seguir, o valor agregado.

 

O valor agregado de impressões personalizadas.

 

Tomemos como exemplo novamente a promoção Lacta Specials, em tese, a ação é algo simples, consiste em imprimir alguns caracteres em uma embalagem de cartão fino e encaminha-la para o destinatário, ponto. Todavia, tornou-se simples devido aos motivos explicados anteriormente.

Cada cliente do e-commerce, pagou em média 27R$ pelo chocolate de aproximadamente 300 grs e mais 9 R$ pelo frete do produto, somando um valor de total de 36 R$. Um simples chocolate vale todo esse valor? A resposta você já sabe, os estoques da empresa acabaram antes mesmo do previsto.

O que tornou o sucesso da promoção tão grande foi o alto valor agregado do produto, as pessoas não se importam em pagar um valor acima do usual se estão adquirindo algo que terá um significado muito maior que um simples produto retirado da prateleira.

A equação é simples, dar o seu toque pessoal, ter a sensação que aquilo foi feito especialmente para você, vale muito mais que ir em uma loja e comprar as mesmas coisas de sempre.

Por esse motivo o valor agregado que produtos impressos com a HP Indigo 12000, como o Lacta Specials possuem, pode fazer com que os lucros dos seus clientes aumentem exponencialmente e por consequência os seus também.