Tecnologia Polyjet e a Prototipagem Rápida

A história da tecnologia de impressão 3D tem seu início ainda nos anos de 1980. Por esse motivo, antes de abordarmos as questões sobre a tecnologia polyjet e a prototipagem rápida – até então a última parada da evolução 3D – vamos conhecer um pouco da história e do caminho que fizeram desse tema o suprassumo da manufatura aditiva.

Um breve panorama sobre a história da impressão 3D até a invenção da tecnologia PolyJet

A década de 1980 foi extremamente importante para o universo 3D, marcando a criação das 3 principais tecnologias, SLA (Estereolitografia) criada por Charles Hull, SLS (Sintetização Seletiva a Laser) de Carl Deckard e a FDM (Modelagem por fusão de Deposição), obra do co-fundador da Stratasys, Scott Crump, que veio a se tornar a principal tecnologia 3D para fins industriais do mercado, colocando a Stratasys no topo das fabricantes de impressoras e filamentos 3D no mundo.

Os anos que seguiram da década de 90 foram o momento de expansão da área, com o surgimento e uso de ferramentas CAD que permitiam a criação de projetos a partir de um desenho digital, tornando a tecnologia ainda mais acessível e desenvolvida. Nos últimos anos da década, pesquisadores médicos passaram a fazer aplicações de impressão 3D, aumentando ainda mais o leque de opções quanto ao seu uso.

Em 1998, a empresa Israelense Objet Geometries LTD cria a tecnologia PolyJet para prototipagem rápida, mudando totalmente o segmento. Porém a sua patente aconteceria anos mais tarde em 2012, quando ocorre a fusão com a Stratasys.

Como funciona a tecnologia PolyJet para prototipagem rápida?

Com a chegada do século XXI a tecnologia PolyJet foi se inserindo cada vez mais nos diferentes segmentos da indústria, com o enfoque em projetos (protótipos e ferramentas) suaves, com precisão de até 0,1 mm, capaz de produzir paredes finas e geometrias complexas, além de detalhes e acabamento muito superiores.

A tecnologia PolyJet refere-se a um processo de manufatura aditiva utilizada em prototipagem rápida. A Prototipagem rápida, consiste na construção automática de objetos físicos através de processos aditivos. Em outras palavras, a prototipagem rápida utiliza-se de designs virtuais (CAD) ou algum tipo de software de modelagem de animação capaz de transformar as seções de cortes transversais, ainda no campo virtual, para criá-los no espaço físico.

Esse tipo de processo existe desde o início da década de 1980, porém com a tecnologia PolyJet o processo ganhou contornos e aperfeiçoamentos únicos. Isso porque a PolyJet, utiliza fotopolímeros líquidos que se tornam rígidos quando em exposição a raios laser ultravioleta.

As impressoras PolyJet foram construídas com duas cabeças de impressão, que são responsáveis pela distribuição do fotopolímero líquido e por ativar o laser, necessário para a solidificação do líquido. O objetivo é criar camadas finas e detalhes do objeto a ser impresso.

Quando comparado a estereolitografia, que também utiliza fotopolímeros, o processo é extremamente simples, visto que não é necessário o uso de receptáculos durante a impressão. algo possível graças às duas cabeças de impressão.

Vantagens da tecnologia Polyjet

As principais vantagens da PolyJet são:

  • A produção de objetos com acabamento superficial de extrema qualidade;
  • Quando comparada a tecnologia FDM, a precisão dimensional é muito superior;
  • É possível imprimir com mais de um tipo de material simultaneamente, o que possibilita a criação de peças coloridas e/ou com diferentes materiais unidos;
  • Protótipos suaves e com maior riqueza de detalhes;
  • Maior eficácia quando usada com materiais flexíveis;
  • Não há necessidade de tratamento adicional em forno ultravioleta.

Além disso, graças a sua incrível capacidade de misturar simultaneamente materiais e manter a precisão e riqueza de detalhes, a tecnologia PolyJet tem transformado a indústria medicinal e odontológica, sendo utilizada para a criação de próteses de todos os tipos. A tecnologia Polyjet vem sendo fundamental no campo de estudos, na formação de profissionais, nas aplicações do dia-a-dia, em consultórios e hospitais.

A Comprint é representa os equipamentos e materiais da Stratasys no Brasil e dispõe de uma grande variedade de impressoras PolyJet .. Entre em contato conosco para conhecer todas as nossas opções e conheça nossos serviços e produtos.