Qual a importância da impressão 3D nas instituições de ensino?
A Comprint
Hoje vamos falar sobre um assunto que está ganhando cada vez mais relevância: qual é o papel da impressão 3D nas instituições de ensino, como escolas e universidades, que formarão os líderes do futuro?
Você sabia que a implementação da impressão 3D em programas educacionais é altamente benéfica para o processo de aprendizagem? Essa tecnologia permite a ilustração de conceitos complexos durante as aulas, que são difíceis de serem demonstrados com alta eficiência e baixo custo.
Por esse motivo, as impressoras 3D ganharam espaços dentro das escolas e faculdades como ferramentas revolucionárias que auxiliam em muitas áreas da educação e fornecem aos professores novas formas de explorar o potencial de seus alunos.
A seguir, preparamos quatro razões pelas quais a importância da impressão 3D nas instituições de ensino está se consolidando como parte essencial do currículo em diversas disciplinas. Confira:
4 motivos para inserir a impressão 3D nas instituições de ensino
A ambição de todas as instituições de ensino é formar mentes cada vez mais competentes e capacitadas para, não só executarem tarefas, mas para revolucionarem a maneira como as coisas funcionam.
Veja os motivos de uma impressora 3D elevar o potencial de escolas e centros universitários:
#1 – Os alunos se interessam por impressão 3D
A impressão 3D nas instituições de ensino oferece a grande vantagem de manter o interesse dos alunos porque proporciona a chance de receber um feedback visual e inovador do conteúdo que está sendo ministrado.
O processo de projetar e imprimir sua criação estimula a criatividade e torna o aprendizado mais agradável, lúdico e eficaz.
#2 – Estimula a interação durante a aula
O uso de uma impressora 3D transforma instantaneamente qualquer aula em uma experiência de aprendizado interativa.
Seja imprimindo as partes de um esqueleto para usar em uma aula de biologia, ou fazendo protótipos para projetos de engenharia. A impressão 3D oferece uma exploração por meio da interação e estimula o processo de aprendizagem.
#3 – Cria material de apoio tátil
Muito mais fácil do que tentar explicar a anatomia de um órgão, é mostrar uma réplica exata, com cores e materiais que simulam com precisão o seu tamanho, tonalidade e formato. Essa é a magia de ter uma impressora 3D para prototipagem dentro da sua instituição de ensino.
Mesmo os conceitos mais difíceis tornam-se não apenas visíveis, mas também tangíveis. Qualquer coisa que você normalmente desenharia em uma lousa pode ser explicada através de modelos em que os alunos podem tocar e investigar sob todos os ângulos.
#4 – Proporciona um aprendizado prático por meio de modelos 3D
Como foi dito anteriormente, a impressão 3D oferece a escolas e centros universitários uma nova perspectiva, onde as possibilidades podem ser exploradas ao máximo e testadas em tempo real, enquanto o conhecimento teórico e prático se funde consolidando um aprendizado mais pautado e profundo.
Ao usar os recursos de prototipagem para dar vida às ideias e designs criativos dos alunos, você oferece a eles uma experiência educacional mais completa, onde ele é capaz de ver todas as etapas do processo de criação.
Impressão 3D nas instituições de ensino – qual impressora 3D é a ideal?
Deseja inserir uma impressora 3D na sua instituição e quer saber qual modelo é o mais indicado para atender às suas necessidades?
Então, entre em contato com a Comprint e converse com nossos especialistas para conhecer nossa linha completa de impressoras 3D Stratasys, a líder mundial e pioneira em tecnologia de impressão. Saiba mais clicando aqui.