Odontologia e a Impressão 3D

A impressão 3D é uma realidade presente nos mais diversos campos de desenvolvimento.

Desde sua descoberta no fim dos anos 1980, até os dias atuais, a impressão 3D tem sido capaz de oferecer muito mais velocidade de fabricação e economia para a maior parte dos setores em que está inserida, como automotivo, medicinal, aeroespacial, indústria de bens de consumo e a indústria odontológica.

Após os muitos anos de desenvolvimento e confirmação da eficiência da tecnologia, a Stratasys desponta como líder do segmento, oferecendo equipamentos de alto desempenho.

Neste artigo falaremos especificamente das vantagens da impressão 3D na odontologia e como ela está alterando o mercado, oferecendo soluções práticas e eficientes.

A Impressão 3D Nos Laboratórios e Clínicas De Odontologia

As impressoras 3D Stratasys para odontologia criam os protótipos através de projetos criados em arquivos CAD, responsáveis pela concepção do desenho tridimensional do projeto.

Para a Odontologia existem softwares criados para suprir as necessidades de dentistas que por vezes contém módulos característicos com funções diferentes, como guias cirúrgicos, criação de modelos de arcadas e articulações, próteses para fundição ou injeção, tratamento de dados de scanners 3D, entre outras.

Usualmente na odontologia há dois processos de manufatura- a usinagem e a impressão 3D. A primeira é o ato de dar forma à matéria prima através de ferramentas ou máquinas, num método subtrativo. Enquanto a impressão 3D utiliza-se de materiais específicos, frutos da constante evolução da tecnologia baseada em tecnologia PolyJet, num método aditivo, no qual 100% da matéria prima é aproveitada.

Vantagens Da Impressão 3D Para a Odontologia

As impressoras 3D Stratasys são equipamentos de fácil operação. Qualquer funcionário da clínica, após um briefing de 30 minutos é capaz de operar as máquinas sem maiores problemas.

A interface simplificada, alinhada as vantagens da tecnologia e facilidade de desenvolvimento em arquivos CAD / CAM, contribuem para a redução do tempo de fabricação de uma prótese, por exemplo, de aproximadamente 15 dias, para menos de 24 horas, desde a concepção do projeto no computador até a sua execução.

A fabricação 3D reduz os custos em comparação ao processo de usinagem tradicional, em até 60%. Além disso, alguns equipamentos como a Objet Eden260VS Dental Advantage, realizam impressões de alta capacidade, com valores inferiores aos modelos concorrentes, economizando, tempo, esforço e recursos.

Materiais Disponíveis Para Impressão 3D

Compreendendo a capacidade e constante crescimento do mercado odontológico, a Stratasys desenvolveu diversos materiais pensados apenas para o segmento, ideais para a visualização precisa de detalhes e modelos funcionais. Com os materiais PolyJet, os laboratórios dentários podem acessar facilmente materiais flexíveis para várias aplicações simultaneamente, os principais materiais são:

  • MED625FLX – um material biocompatível flexível e transparente certificado para colocação temporária na boca, ideal para bandejas de colagem indiretas ortodônticas e máscaras gengivais de implante.
  • MED610 – frequentemente usado para guias cirúrgicos e molduras parciais.
  • VeroGlaze MED620 – é um material rígido e opaco, ideal para uma ampla gama de aplicações biocompatíveis, como testes de dentadura, ceras de diagnóstico e bandejas personalizadas.
  • VeroDent MED670 – oferece detalhes de alta qualidade, resistência e durabilidade em tons de pêssego, ideal para laboratórios ortodônticos e fabricantes de alinhadores.
  • VeroDentPlus MED690 – cria recursos finos, com finalização firme, precisão e durabilidade. Ideal para trabalhos em coroas e pontes.

Além do segmento dental, nós da Comprint temos disponíveis dezenas de modelos Stratasys para impressão 3D, ideais para os diversificados segmentos da indústria. Entre em contato conosco.