Impressoras 3D de estereolitografia: o que muda com a aquisição da RPS pela Stratasys?

A Comprint

Categoria:
Impressoras 3D de Estereolitografia

O portfólio de sistemas de estereolitografia industrial da britânica RPS permitirá à Stratasys oferecer soluções de impressão 3D em polímero para todo o ciclo de produção.

Pensando em expandir sua oferta de produtos e funcionalidades, a Stratasys Ltd. (NASDAQ: SSYS) anunciou, em fevereiro deste ano, a compra da britânica RP Support Ltd. (RPS), especializada em soluções e impressoras 3D para estereolitografia industrial.

A aquisição da RPS segue a linha da compra da fabricante Origin pela mesma Stratasys, concretizada em janeiro de 2021 com o objetivo de acelerar a expansão da produção em massa por meio da manufatura aditiva. A linha de sistemas Neo® da RPS expande, ainda mais, o conjunto de soluções poliméricas da Stratasys para todo o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos, da modelagem do conceito até a sua fabricação.

Impressoras 3D de estereolitografia da linha Neo®

A linha Neo® de impressoras 3D da RPS utiliza tecnologia de feixe de laser dinâmico que permite precisão de construção, riqueza de detalhes e baixa variabilidade ao longo de toda a extensão da plataforma de construção.

Com um sistema aberto de resina, os produtos Neo® fornecem aos clientes materiais com uma gama variada de propriedades, incluindo tolerância ao calor, flexibilidade, durabilidade, resistência química  e clareza óptica. Além disso, podem produzir peças grandes em um espaço reduzido, com dimensões de até 800 mm x 800 mm x 600 mm.

Além disso, todos os sistemas Neo® estão prontos para a indústria 4.0, fazendo uso do software de controle Titanium™, que inclui uma câmera, conectividade de rede, suporte para diagnóstico remoto e personalização de parâmetros intermediários, e o envio automático de relatórios de progresso dos trabalhos por e-mail. A Stratasys planeja integrar seu software de fluxo de trabalho GrabCAD Print em futuras versões do produto.

Quais são as principais aplicações de impressoras 3D de estereolitografia

As impressoras 3D de estereolitografia Neo podem executar os materiais de estereolitografia mais tecnicamente avançados e são indicadas para as seguintes aplicações:

  • Aplicações que necessitam de compósitos resistentes, rígidos e resistentes ao calor. 
  • Oferece alta qualidade da superfície e isotropia para peças altamente detalhadas
  • Fácil acabamento na produção de peças com o visual, sensação e desempenho do termoplástico.
  • Ideal para aplicações que requerem clareza óptica.

Os planos da Stratasys para o futuro

A aquisição da RPS impulsiona a infraestrutura go-to-market da Stratasys a oferecer a linha Neo® ao mercado global com um conjunto expandido de funcionalidades. A fabricante também espera que a compra tenha um impacto gradualmente positivo na receita e nos lucros non-GAAP até o final de 2021.

À medida que as empresas aceleram a adoção da manufatura aditiva, o objetivo da Stratasys é fornecer aos nossos clientes globais o melhor e mais completo portfólio para impressão 3D em polímero do mundo”, explica Yoav Zeif, CEO da Stratasys. Ele acrescenta que a superioridade dos produtos Neo®, em relação a outras soluções atualmente disponíveis no mercado, está relacionada à combinação de fatores como:

  • Opção aberta em resinas;
  • Baixa manutenção;
  • Construções confiáveis e precisas;
  • Simplicidade de operação no dia a dia.

Por meio de impressoras 3D inteligentes e conectadas, materiais poliméricos, um ecossistema de software e peças sob demanda, as soluções Stratasys oferecem vantagens competitivas em todos os estágios da cadeia de valor do produto. Isso faz com que as principais organizações do mundo recorram à Stratasys para transformar o design de produtos, trazer agilidade às cadeias de produção e fornecer ou melhorar o atendimento de pacientes na área médica.