Impressão 3D para customização eficiente: a revolução na Honda Access.
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Confira como a Honda Access, a divisão especializada em personalização da Honda, está transformando o mercado de acessórios automotivos com o uso da impressão 3D. Descubra como a empresa está impulsionando a inovação e acelerando o desenvolvimento de produtos para atender às demandas globais. Com sede em Tóquio, a Honda Access fabrica acessórios para carros, motocicletas e outros itens, distribuindo suas criações ao redor do mundo.
Uma de suas especialidades é personalizar acessórios de acordo com as preferências dos compradores locais. Os acessórios desempenham um papel importante na diferenciação das vendas globais; portanto, os acessórios disponíveis para qualquer modelo da Honda variam de dois a trezentos itens. “Temos que levar em consideração uma série de fatores, como preferências regionais dos consumidores e condições climáticas e de superfície da estrada ao projetar os acessórios, oferecendo especificações distintas de acordo com as necessidades e demandas de um país”, comenta Hiroshi Takemori, pesquisador sênior do departamento de planejamento de produtos. “Vamos pegar o CR-V, por exemplo.
Nos Estados Unidos, o veículo é comercializado para pais que usam o veículo para buscar e deixar seus filhos na escola; mas na China, ele é posicionado como o SUV definitivo e um símbolo de status. Como o corpo do veículo é construído com os mesmos padrões em todo o mundo, usamos os acessórios para dar ao carro um sabor regional.” Da máquina CNC para impressoras 3D a Honda Access queria encontrar uma maneira de tornar toda essa personalização mais eficiente. A empresa estava usando máquinas CNC em seu ciclo de desenvolvimento de produtos para testes e experimentos, mas esse processo envolvia esforço e custo excessivos.
O Grupo Honda introduziu a impressão 3D na Honda Access em 2006 como um projeto piloto. Os designers foram convidados a explorar as possibilidades da tecnologia para peças de automóveis e acessórios de carros. “Havia muita empolgação nas reuniões sobre as possibilidades das impressoras 3D e a capacidade de realizar ideias em um tempo muito curto”, lembra Takemori. Ele citou a prototipagem, testes de ajuste e função, e construções não supervisionadas como benefícios-chave. “Percebemos que a impressão 3D seria extremamente vantajosa para o desenvolvimento de produtos.”
A Honda Access posteriormente adquiriu uma impressora 3D por sua precisão, velocidade, tamanho de construção, remoção fácil de material de suporte e sua capacidade de criar detalhes finos, fatores críticos para o processo de inspeção de produtos da empresa. Por sua personalização de forma econômica, a Honda Access desde então percebeu muitas vantagens adicionais através de uma impressora 3D.
A impressora 3D ajudou a aprimorar os serviços de personalização. “As impressoras 3D nos permitem sincronizar o cronograma de desenvolvimento com o do veículo em si e criar as partes do acessório simultaneamente, melhorando tanto a qualidade quanto a velocidade do processo de prototipagem”, comenta Takemori. “A tecnologia se tornou indispensável para o nosso negócio.” O processo de design geral também foi aprimorado. Anteriormente, a Honda Access usava máquinas CNC para prototipar peças (internamente ou terceirizadas), o que exigia operadores em tempo integral no local para garantir a segurança das lâminas giratórias barulhentas das máquinas.
Terceirizar o projeto muitas vezes aumentava os atrasos devido a comunicações mais lentas entre a Honda Access e os escritórios de serviços, levando a um potencial atraso no tempo de mercado. Esses problemas foram eliminados desde a adoção da impressão 3D.
A qualidade dos produtos melhorou consideravelmente, pois os designers agora podem examinar as formas 3D em tempo real durante o processo de produção e modificar os desenhos rapidamente.