Confira 5 vezes em que a impressão 3D inovou o setor de saúde recentemente!

A Comprint

Categoria:
Confira 5 vezes em que a impressão 3D inovou o setor de saúde recentemente!

Foi daqui que pediram cases na área da saúde? Preparamos um TOP 5 com as novidades da Stratasys que movimentaram as áreas de medicina e trouxeram uma nova perspectiva sobre prevenção, tratamento e cura de doenças.

 

Qual é o papel da Impressão 3D na Medicina?

 

Reduzir custos, criar projeções realistas e soluções rápidas? Esse é só o começo do que uma impressora 3D pode fazer dentro de clínicas, hospitais, instituições de ensino e laboratórios.

A impressão 3D permite que os profissionais da saúde tenham os melhores recursos com rapidez, precisão e economia. Para muitos, esse é o tempo necessário para salvar uma vida. 

Seja no centro cirúrgico ou no consultório, essa tecnologia é capaz de resguardar médicos e pacientes, criando alternativas clinicamente seguras sob medida que são capazes de descartar a necessidade de procedimentos invasivos em muitos casos.

A seguir, confira nosso ranking com 5 momentos em que a união entre a impressão 3D e o setor de saúde foram verdadeiramente revolucionários:

 

5º Lugar – A apresentação do RadioMatrix™, material radiopaco da Stratasys

 

Em junho de 2022 a Stratasys anunciou o lançamento do primeiro material de impressão 3D radiopaco para as impressoras 3D Stratasys Digital Anatomy™ da empresa. 

O novo material foi batizado como RadioMatrix™ e produz modelos anatômicos rádio-realistas que são visíveis em tomografias computadorizadas ou imagens de raios-X. 

Com isso, hoje é possível tornar as patologias visíveis e tangíveis para que os médicos possam praticar procedimentos que requerem meios de contraste e os pesquisadores possam testar e demonstrar dispositivos médicos. 

 

4º Lugar – Novas oportunidades na odontologia com a J5 DentaJet

 

Trouxemos mais uma solução inovadora da Stratasys, mas dessa vez na área de odontologia. A impressora 3D J5 DentaJet é duas vezes mais rápida que os modelos anteriores, com bandejas multimateriais produzidas com a mesma alta qualidade.

Além disso, conta com uma bandeja de construção excepcionalmente grande para seu tamanho e com uma atualização recente e gratuita. Algumas características que fazem esse equipamento se destacar, são:

 

  • Precisão;
  • Várias aplicações em uma única bandeja;
  • Limpo e seguro;
  • Produtividade melhorada;
  • Agilidade. 

 

3º Lugar – A impressão de modelos biomecânicos para aplicações ortopédicas

 

A área de ortopedia não poderia ficar de fora dessa lista, então na terceira posição temos a Digital Anatomy Printer, uma solução mais avançada para simulação anatômica ultrarrealista que capacita os profissionais de saúde para criarem modelos biomecânicos precisos para uma variedade de aplicações. 

Os novos recursos da plataforma Digital Anatomy também fornecem um nível ainda mais alto de precisão para aplicações ortopédicas. Já as novas funcionalidades do Advanced Bone permitem a criação de modelos ortopédicos que se parecem exatamente com o membro real – e têm precisão biomecânica comprovada.

 

2º Lugar – Transplante de ossos do ouvido médio com componentes 3D restauraram a audição do paciente

 

No segundo lugar desse pódio nós temos o primeiro transplante de ossos do ouvido médio do mundo. Usando componentes impressos em 3D, foi possível restaurar a audição de um homem de 40 anos com perda auditiva condutiva. 

Esse procedimento cirúrgico foi realizado por Mashudu Tshifularo, MD, Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Pretória (UP) e sua equipe médica no Steve Biko Academic Hospital, na África do Sul.

Com o uso da tecnologia de impressão 3D, a equipe médica conseguiu imprimir as réplicas biocompatíveis dos ossos e reconstruir os ossículos em cirurgia. 

O Dr. Tshifularo explica que, com a impressão 3D, sua equipe conseguiu fazer uma varredura e “obter o mesmo tamanho de osso, posição, forma, peso e comprimento e colocá-lo exatamente onde precisa estar – quase como uma substituição do quadril”. 

 

1º Lugar – Impressão de equipamentos médicos e materiais biocompatíveis no combate ao coronavírus 

 

Na primeira posição do ranking de vezes em que a impressão 3D inovou o setor de saúde não poderíamos deixar de destacar sua incalculável presença na confecção de soluções para o combate da covid-19, principalmente no momento em que o mundo estava sofrendo com a ausência de equipamentos adequados.

Com a tecnologia 3D foram criados ventiladores mecânicos de rápida fabricação e custo reduzido, materiais biocompatíveis como o MED610 e até mesmo as hastes flexíveis nasais usados para fazer o teste da doença. 

Por esse motivo, consideramos que a impressão 3D desempenhou um grande papel no apoio às demandas que surgiram durante a pandemia, permitindo a criação de soluções rápidas e uma disponibilidade quase imediata de ferramentas produzidas sob medida para salvar vidas.