Explore os materiais para impressão 3D FDM!

A Comprint

Categoria:
Explore os materiais para impressão 3D FDM!

A impressão 3D está cada vez mais conquistando inúmeros segmentos do mercado como a medicina, moda e o setor industrial em geral. Por ter um melhor custo-benefício, a impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling) é a mais conhecida e utilizada. Apesar disso, é imprescindível saber em detalhes sobre o seu funcionamento e quais materiais são adequados para cada uso.

Continue lendo e confira quais são os materiais existentes na impressão 3D FDM.

 

O que é impressão 3D FDM?

 

A tecnologia FDM acontece através de impressoras 3D que trabalham materiais termoplásticos de alta resistência, utilizados em produção para construir peças fortes, duráveis, dimensionalmente estáveis e ??com a melhor precisão e repetibilidade do que qualquer tecnologia de impressão 3D.

O processo de impressão 3D FDM utiliza um polímero em formato de filamento sólido, aquecido e depois depositado na superfície da impressão. 

Este método de fabricação 3D é o mais conhecido na manufatura aditiva e um dos grandes motivos é o baixo custo da operação, ou seja, possui um preço acessível tanto para a máquina quanto para o insumo. 

Outro ponto a ser ressaltado é o desenvolvimento contínuo de seu processo. As máquinas estão cada vez mais sendo melhoradas e aperfeiçoadas para trabalhar de maneira mais rápida e atender cada vez mais materiais diferentes. Caso a máquina tenha limitação de medidas para produção de peças grandes, elas são impressas individualmente e depois coladas e montadas para o produto final. 

 

Como esse modelo funciona?

 

Apesar de existir uma diversidade de modelos e marcas de impressoras 3D FDM em nosso mercado, o processo de funcionamento pode até variar um pouco, porém, a base continua sendo a mesma.

Um carretel com o filamento termoplástico é  inserido na máquina. Um tracionador faz um movimento e leva o filamento até ser inserido no extrusor. 

Já no equipamento (extrusor) o guia do filamento envia o material para sua entrada. Em seguida, o dissipador de calor garante que o material permaneça aquecido na parte do bloco. Depois, o fan cooler retira toda a energia térmica do sistema e, assim, envia para o tubo de teflon que facilita a passagem do filamento no canal extrusor. 

Após essa etapa, o filamento chega até a garganta do extrusor (entrada do material no bloco aquecedor). Lá, o material é novamente aquecido, e levado até a temperatura de fusão. Por fim, alcança o bico de impressão de onde direciona o material fundido.

Para que todo esse processo seja um sucesso, um fator primordial é a escolha dos materiais corretos para esse modelo específico. Descubra no próximo tópico quais são eles.

 

Quais são os materiais de impressão 3D FDM?

 

Hoje, você pode contar com diversos tipos de filamentos disponíveis no mercado, tendo opção de escolher o melhor material para cada necessidade.

Plásticos são os insumos mais utilizados, conhecidos e acessíveis que você irá encontrar para a sua  impressão FDM. 

Esses são alguns de outros materiais disponíveis:

 

  • PLA (Ácido Poliláctico): indicado para imprimir peças grandes e complexas para obter maior controle das dimensões finais do objeto;
  • ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno): muito utilizado na indústria, principalmente a automotiva. Partes dos carros (como o painel), absorvem grande quantidade desse material;
  • PETG (PET modificado com Glicol): durante a pandemia ganhou grande destaque. Esse filamento está sendo utilizado para a impressão de máscaras para a proteção dos profissionais da saúde;
  • Filamento Flex (flexível): material específico para a impressão de peças que precisem de excelente flexibilidade;
  • HIPS (High Impact Polystyrene): bastante utilizado para a criação de suportes;
  • PLA FLEX: possui ótima facilidade e flexibilidade no momento da impressão;
  • Nylon: material bem conhecido na indústria plástica, principalmente por sua resistência e flexibilidade.

 

Qual impressora FDM seria a ideal para mim?

 

Existe grande diversidade de modelos e marcas de impressoras 3D, por isso, adquirir uma pode criar dúvidas em qual delas investir. 

As impressoras da série F123 combinam capacidade de nível industrial com operação simples, oferecendo impressão 3D em fibra de carbono, trocas de materiais fáceis e rápidas, além de calibração automática para resultados precisos e confiáveis.

Já as impressoras F770 podem lidar com a fabricação de peças grandes, com a capacidade que você precisa para construir peças de tamanho e precisão consideraveis.

A Fortus 450mc é perfeita para qualquer aplicação, desde protótipos precisos, ferramental de manufatura resistentes ou peças de uso final sob demanda. Ela oferece os materiais que você necessita para atender a aplicações de produção complexas em qualquer setor.

Deu para perceber a diversidade de impressoras, não é? Para auxiliar nessa jornada e sanar qualquer dúvida, estaremos com você! Entre em contato conosco apenas clicando aqui.