Conheça diferentes tipos de aplicações da impressão 3D
A Comprint
Embora já exista há décadas, cresce cada vez mais a variedade de aplicações da impressão 3D. Neste post, apresentaremos alguns tipos e explicaremos um pouco melhor cada um deles.
A cada ano que passa, novas aplicações de impressão 3D estão sendo desenvolvidas constantemente e, graças à alta capacidade de detalhamento, essa tecnologia está se tornando cada vez mais popular em diversos setores.
Grande parte da razão para o recente aumento no uso da impressão 3D é que ela é uma tecnologia simples que pode ser usada para criar soluções diversas e precisas, ricas em detalhes e capazes de reproduzir projetos com perfeição.
Nos últimos anos, com melhorias e variações nas tecnologias das máquinas e materiais utilizados, os custos têm sido reduzidos, tornando as aplicações de impressão 3D mais acessíveis e econômicas.
Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco os diferentes tipos de aplicações da impressão 3D.
Tipos de aplicações da impressão 3D
1. EDUCAÇÃO
A cada dia, mais universidades estão incorporando métodos de impressão 3D em seus currículos. O benefício dessa tecnologia para o aprendizado é que ela ajuda a preparar melhor os alunos para o futuro, permitindo que criem protótipos sem a necessidade de ferramentas caras.
Os alunos podem desenvolver novas aplicações de impressão 3D; permitem que projetem e produzam soluções inovadoras; podem preencher a lacuna de ideias e imagens em uma página ou tela de forma tridimensional.
As impressoras 3D agora são comumente encontradas em salas de aula e bibliotecas públicas. As universidades têm equipamentos disponíveis para os alunos usarem em aulas e projetos. Empresas como a MakerBot oferecem cursos de certificação em aplicativos de impressão 3D para educadores e alunos.
2. PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO
A impressão 3D foi desenvolvida pela primeira vez como um meio mais rápido de prototipagem. Essa tecnologia reduz muito os prazos de entrega exigidos na fabricação tradicional, permitindo que um protótipo seja fabricado em algumas horas e por uma fração do custo utilizado pelo método tradicional.
Como um protótipo moldado por injeção tradicional pode ter um alto custo e levar semanas para produzir um único molde, torna-se altamente impraticável se você estiver tentando melhorar o design a cada nova interação.
Em situações em que um produto não será produzido em massa, a impressão 3D (também conhecida como ‘manufatura aditiva’ nos círculos de manufatura) é ideal, pois permite a produção relativamente barata de um produto em volumes muito menores ou até mesmo de uma única peça.
Nessa mesma linha, os avanços na tecnologia de prototipagem rápida também deram origem ao desenvolvimento de materiais e processos adequados para a fabricação de produtos finais (versão de um produto) e não apenas seu protótipo. Isso é chamado de Fabricação Rápida.
3. MEDICINA
Nos últimos anos, surgiram muitas aplicações de impressão 3D no mundo da medicina. Elas variam de bioprinting – biomateriais como células de crescimento são combinados para criar estruturas semelhantes a tecidos, imitando suas contrapartes naturais – a dispositivos médicos como próteses.
As próteses impressas em 3D exemplificam bem a versatilidade dessa tecnologia. É difícil e caro produzir próteses adequadas a um paciente. Com a impressão 3D, elas podem ser moldadas e impressas a um custo significativamente mais baixo.
As aplicações de impressão 3D na medicina também são usadas para a produção de implantes ortopédicos de metal. Devido às suas capacidades para criar superfícies porosas, esses tipos de implantes se integram totalmente com os ossos naturais do paciente, permitindo que cresçam no organismo sem problemas de rejeição.
4. DENTAL
Em um setor em que precisão, exatidão e fluxo de trabalho mais simplificado são essenciais, as soluções de impressão 3D da oferecem a dentistas, laboratórios de prótese dentária e fabricantes de próteses a capacidade de trabalhar de forma mais rápida e barata por meio de um fluxo de trabalho mais previsível e personalizado com a manufatura aditiva.
As aplicações de impressão 3D usadas na construção incluem:
- Fluxo de fabricação de alinhadores totalmente digital
- Manufatura de Guias Cirúrgicos e guias de implante
- Dispensa do uso do silicone e gesso
- Menor custo de operação versus máxima agilidade
As vantagens dessas tecnologias permitem desenvolver peças mais complexas e precisas, construção mais rápida, menores custos de mão de obra, maior integração funcional e redução do desperdício.
A impressão 3D também é usada para produzir modelos em escala para estudos academicos, permitindo assim que alunos tenham em tempo real um acervo digital de diversos casos complexos, sem a necessidade de recorrer a modelos naturais.
Outras aplicações da Impressão 3D
Nos tópicos anteriores você pôde vislumbrar uma pequena parte do que é possível criar com as impressoras 3D Stratasys.
No entanto, existem diversas aplicações nas mais variadas indústrias como aeroespacial, ferroviária, naútica, moda, engenharia, jóias e acessórios, e até mesmo no ramo de alimentação.
Para saber mais sobre esse tema, convidamos você a seguir nossa página no Instagram, onde sempre tem novas dicas e notícias sobre a indústria 3D.