Como a Impressão Digital Pode Melhorar o Seu Negócio

A impressão digital tem uma história curta quando comparada a impressão tradicional. Conforme a tecnologia evoluiu, os processos de impressão digital também foram aperfeiçoados. Desde a primeira prensa digital criada pela Indigo e Xeikon em 1993 até as potentes impressoras utilizadas atualmente, um abismo gigantesco de qualidade de impressão foi criado. De uma forma geral, o público tem mudado a maneira e os hábitos de consumo, buscando cada vez mais por produtos com os quais se identifiquem. Ou seja, o consumidor tem procurado comprar artigos que criem um vínculo emocional, indo além do processo de compra em si.

Isto se reflete nas campanhas de algumas empresas, a TANG, entendendo a necessidade da criação de vínculos emocionais com seus clientes, lançou a promoção “Álbum de família”, no qual foram impressos na capa de cada embalagem, de diferentes sabores, as fotos de diversas famílias.

Este componente de customização individual em cada impressão estabelece novas maneiras de se fazer negócio, abrindo inúmeras oportunidades para a impressão digital. Demonstrando que o mercado permanece ativo e buscando por novas tecnologias.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), no Brasil há 18.673 empresas do ramo gráfico, o faturamento anual do setor é de aproximadamente R$ 23,1 bilhões ao ano e grande parte deste lucro, provém de impressões de jornais, livros, revistas, impressos promocionais, comerciais, entre outros.

A Impressão Digital

As impressoras digitais como os modelos HP Indigo, foram criadas para atender a demandas menores, com alta qualidade de impressão realizando trabalhos específicos e variáveis com grande eficiência.

A grande vantagem deste tipo de impressora é o fato de permitir a inserção de dados variáveis diversos. Como cada matriz é feita digitalmente, não há desperdício de substratos, além disso, cada demanda pode ser atendida com grande rapidez e facilidade.

A impressão digital substitui processos tradicionais que forçam a empresa a realizar trabalhos partindo de modelos operacionais imutáveis, que ficam presos a limitação tecnológica. Nesse modelo de impressão, a empresa é capaz de atender suas demandas com grande rapidez, reduzindo o tempo entre a produção e a entrega drasticamente.

Exemplos De Trabalhos Personalizados

Na impressão digital as impressoras HP despontam como os principais equipamentos do segmento, pois as grandes empresas apostam na qualidade e poder de customização destas impressoras para encabeçar suas campanhas.

Em 2016, a marca Café Pelé em parceria com a agência Lew’Lara, lançaram uma campanha para provar que seu produto era fresco e embalado diariamente, estampando a capa do Jornal O Estado de São Paulo atualizada em cada embalagens.

A empresa responsável pela impressão digital foi a Camargo Embalagens, localizada na cidade de Tietê (SP). Foram mais de 5000 embalagens impressas em uma única noite pela HP Indigo 20000, para estar nos pontos de venda na manhã seguinte.

Com esta ação, a marca de café conseguiu impactar mais de 1 milhão de pessoas nas redes sociais e ganhar mais de U$ 115.000 em mídia gratuita.

Além da Camargo embalagens, diversas empresas já apostam na capacidade das impressoras HP Indigo para impressão digital, sendo que ao redor do mundo estes processos já ocorrem há muitos anos.

O mercado de impressão digital possibilita uma margem de lucro que pode chegar a até 90%, o exemplo citado é apenas um dos inúmeros cases de sucesso envolvendo a impressão digital e a HP Indigo.

As oportunidades de melhora no segmento são latentes e com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, a tendência é isto se intensificar e a melhor maneira para aproveitar ao máximo tais oportunidades é saindo na frente da concorrência.

A Comprint é uma empresa que atua a mais de 37 anos no mercado, representando as maiores marcas internacionais de impressoras industriais, incluindo diversos modelos HP Indigo, para diversos segmentos, rótulos e etiquetas, embalagens cartonadas, flexíveis, entre muitas outras.

Postagens Relacionadas