Como a impressão 3D reduz os custos com ferramentas e peças de reposição?
A Comprint
Descubra como a impressão 3D reduz os custos com ferramentas e peças de reposição através da manufatura aditiva e quais são as principais vantagens dessa alternativa.
Imagine que você trabalha no departamento técnico de uma grande montadora automobilística que opera grandes maquinários importados com poucas ou nenhuma opção de assistência técnica nacional.
Isso, por si só, já é o bastante para gerar muita dor de cabeça. Afinal, o chão de fábrica fica refém da confecção e entrega de peças e ferramentas personalizadas que podem ser descontinuadas a qualquer momento, inviabilizando o uso de equipamentos de alto custo.
Essa é a realidade de muitos engenheiros que enfrentam o desafio de realizar o gerenciamento de ferramentas e peças de reposição com o objetivo de tornar as linhas de operação mais produtivas. Entre as dificuldades mais comuns, podemos citar:
- Altos custos de armazenamento e logística;
- Superprodução causada por volumes mínimos de compra;
- Longos períodos de espera entre confecção e entrega;
- Incompatibilidade e necessidade de trocas.
No setor industrial não é raro se deparar com máquinas paradas à espera de peças de reposição importadas e com custo elevado. Por essa razão, a tecnologia 3D ganhou uma nova aplicação para quem quer transformar a sua empresa.
Manufatura aditiva reduz custos com produção de ferramentas e peças de reposição
A manufatura aditiva é uma solução para as indústrias que podem fabricar internamente suas peças de reposição feitas sob demanda pela impressora 3D. É possível encontrar equipamentos grandes e compactos que se encaixam perfeitamente no chão de fábrica e aceitam uma ampla diversidade de componentes para confecção rápida, segura e econômica.
Ao eliminar os obstáculos de produção que aumentam os custos e reduzem o tempo de inatividade do equipamento, a impressão 3D reduz os custos com ferramentas e peças de reposição em até 70%.
Essa alternativa também oferece outra vantagem: manter o CAD das peças de reposição armazenados em nuvem para que sejam usados novamente quando necessário, um processo descentralizado e altamente eficiente.
Principais vantagens da impressão 3D para fabricação de ferramentas e peças de reposição
Indústrias de todos os setores já produzem, no chão de fábrica, todas as peças necessárias para manter as máquinas operando a todo vapor.
A impressão 3D industrial oferece a oportunidade de revolucionar o gerenciamento de peças de reposição para melhorar a lucratividade da sua empresa a longo prazo.
- Menos custos operacionais – Peças e ferramentas impressas em 3D levam ¼ do tempo de espera para serem produzidas, desperdiçam menos material e seu custo não se altera por conta da complexidade.
- Mais qualidade e produtividade – O ciclo de desenvolvimento se torna muito mais rápido e dinâmico quando se pode imprimir seus próprios acessórios de fabricação sob medida, garantindo mais eficiência e rentabilidade.
- Customização para atingir a ergonomia ideal – Cria acessórios leves e resistentes para melhorar a ergonomia e segurança com peças customizadas.
- Mais sustentabilidade – as longas rotas de transporte são eliminadas graças à fabricação descentralizada.
Confira mais conteúdos sobre impressoras 3D Stratasys para confecção de ferramentas e peças de reposição clicando aqui.