Codificadora Hitachi – Rastreabilidade e Controle de Estoque

As impressoras de marcação e codificação possuem uma importância muito grande nos processos de organização de uma linha de produção, isso porque, desde a criação do código de defesa do consumidor, a data de fabricação e informações sobre a procedência e qualidade do produto devem obrigatoriamente constar nas embalagens. Isso criou uma mudança e padronização sem precedentes na organização das empresas com relação a estoque e logística.

Nesse mesmo período, as codificadoras Hitachi surgiam no mercado, impressoras de alto desempenho, que contribuíram e ainda contribuem diretamente para melhorias constantes do mercado industrial. Neste artigo falaremos sobre como uma codificadora Hitachi pode auxiliar a rastreabilidade e o controle de estoque da sua empresa.

Codificadora Hitachi e a Rastreabilidade

O conceito de rastreabilidade é relativamente simples, consiste na capacidade de determinar em que local certo item se encontra e em quais condições, mesmo que distante. Um termo que pode ser utilizado como forma de garantir a segurança e confiabilidade de determinadas informações, como por exemplo, a origem de um produto.

A rastreabilidade é um elemento logístico importante para qualquer empresa, tendo influência direta nos resultados. Sem a rastreabilidade, não há informações completas sobre um produto o que torna o gerenciamento ainda mais difícil. Portanto, ter conhecimento das diferentes formas de rastreamento é conhecer múltiplas maneiras de ajudar a sua empresa.

Existem muitas formas para acompanhar produtos, individualmente e em lotes, como a manufatura automatizada, o kanban eletrônico, a etiquetagem de embalagem terciária e gerenciamento de ativos, contudo, falaremos do rastreamento externo a partir do DataMatrix.

O DataMatrix é um código bidimensional, semelhante ao QR Code que permite que uma grande quantidade de informações seja codificada em um espaço extremamente compacto, podendo ser aplicado diretamente em peças individuais, componente ou produtos, agregando informações adicionais, como código do produto, lote e validade, muito utilizado principalmente no segmento hospitalar (adotado pela ANVISA), pois consegue identificar itens muito pequenos, o que por consequência garante a segurança do paciente.

As codificadoras Hitachi, como a série UX, por exemplo, são capazes de imprimir o código de DataMatrix reduzindo de forma extrema o espaço físico utilizado na superfície de um produto e embalagem, utilizando uma tecnologia fotográfica para a leitura do código ao invés do lazer tradicional usado na identificação dos códigos de barra. Porém, essa tecnologia torna o DataMatrix inadequado para a identificação de produtos no PDV (Ponto de Venda), onde o produto “vai para todos os lados”, nesse aspecto, o código de barras ainda é o principal.

Além disso, o DataMatrix pode ser lido mesmo com 30% do código danificado e toda essa informação armazenada pelo código bidimensional é fundamental para o rastreamento dos produtos seguro e confiável, determinando, origem, destino, validade, procedência, entre outras informações vitais.

O Controle de Estoque

Muitas informações sobre as impressoras Hitachi para marcação e codificação de produtos são de conhecimento geral, essas codificadoras foram desenvolvidas para ser o ponto forte da linha de produção. Necessitam de pouca ou quase nenhuma manutenção, as trocas de filtros e cartuchos são simples e o rendimento de fluídos muito superior que as concorrentes, fazendo desses equipamentos até 40% mais econômicos que qualquer outra marca do segmento.

Mas o que poucos sabem é como os códigos de barra DataMatrix e QR Codes são valiosos para o controle e organização do estoque. Não há dúvidas que o controle de estoque é parte fundamental de qualquer empresa, independente do porte ou segmento e esses códigos realizam a categorização de todos os itens ofertados pela empresa, tornando seu acompanhamento mais simplificado.
O controle de estoque eficiente traz consigo vantagens como:

  • Otimização do estoque através de informações enviadas eletronicamente, com maior rapidez e eficiência;
  • Organização das mercadorias por catálogos, sendo possível saber exatamente a quantidade disponível de cada item, assim como sua localização, podendo ser identificado apenas através de um leitor;
  • Redução de erros como a venda de mercadorias não disponíveis ou entrega errada por falta de gerenciamento adequado, os códigos centralizam todas as informações da venda até a entrega;
  • Evitar fraudes comuns, como o desvio de mercadorias.

As codificadoras Hitachi podem se tornar o cerne da organização e logística da sua empresa, cada impressora de marcação e codificação realiza trabalhos em alta velocidade e com desempenho superior em qualquer ambiente. São equipamentos desenvolvidos para que sua empresa não precise parar nem mesmo por um minuto, possibilitando que você se concentre apenas no core business do seu empreendimento.

A Comprint é uma das principais representantes das impressoras Hitachi para marcação e codificação do Brasil, temos mais de 37 anos de tradição em soluções industriais do gênero, entre em contato conosco e descubra um pouco mais sobre nossos produtos e serviços.

Postagens Relacionadas