A importância das etiquetas para as indústrias

Desde 1930, ano em que as etiquetas com o padrão que conhecemos surgiram, elas têm sido componente essencial na tomada de decisão de consumidores. Neste texto falaremos da importância das etiquetas para as indústrias, como elas influenciam nas tomadas de decisões dos clientes e seu papel informativo e regulamentador.

A importância das etiquetas para as vendas

De acordo com o decreto 4.544/02 – Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI) artigo 213, é obrigatório conter nas etiquetas as informações sobre a empresa fabricante, número do CNPJ, endereço e a expressão “Indústria Brasileira”, além de outros itens considerados indispensáveis de acordo com o segmento. Este decreto federal tem como objetivo principal a padronização das informações dos produtos para venda.

Entre as informações obrigatórias para venda e design das etiquetas, existe uma grande área de possibilidades criativas. Segundo pesquisa da Nielsen, 70% das pessoas costumam decidir-se pelo produto apenas no momento da compra, guiadas principalmente pelos elementos visuais da embalagem do produto. Ou seja, o papel da comunicação visual é de extrema importância para que uma empresa possa se destacar em seu segmento.

A comunicação visual das etiquetas é fundamental para alavancar as vendas de qualquer produto, por isso deve-se investir em uma identidade que represente os valores do serviço oferecido, o que por consequência torna o crescimento interno e fortalecimento da marca mais rápidos.

Tipos de etiquetas

Os tipos disponíveis são inúmeros, assim como o número de produtos para serem rotulados, por esse motivo deve-se apostar em produções de qualidade para que as mensagens sejam passadas de maneira clara. Os principais tipos de etiquetas são:

  • Etiqueta de papel simples
  • Etiquetas removíveis
  • Etiquetas de segurança
  • Etiquetas resistentes à água ou a produtos químicos
  • Etiquetas resistentes à amplitude térmica
  • Etiquetas para balanças ou rotuladores industriais
  • Etiquetas inteligentes para controle de estoque

As etiquetas também tem importância na rastreabilidade de produtos. Através de um código na embalagem do produto, o consumidor pode saber dados de origem da compra e informações que contemplam desde a origem do produto até a hora em que foi despachado.

Finalidades das etiquetas

De forma geral e legal, a maior finalidade das etiquetas é registrar informações, contudo ela não se limita apenas a isso. As etiquetas servem principalmente para impactar, chamar atenção e fidelizar o cliente, por isso, como dissemos no início, há uma grande área onde o design e a equipe de marketing podem atuar. As etiquetas são ferramentas fundamentais para estratégias de fidelização e o famoso boca-a-boca, trazendo o cliente para comprar novamente.

Com relação a produtos de longa duração, como eletrodomésticos e eletrônicos, as etiquetas precisam ser resistentes e não removíveis, pois as informações técnicas devem permanecer visíveis por anos.

Para que isto ocorra, as impressões de etiquetas devem ser de alta qualidade, pois é um investimento capaz de gerar frutos futuros muito maiores.

A Comprint atua no mercado representando as principais marcas de impressoras digitais HP Indigo próprias para o mercado de rótulos e etiquetas. Entre em contato conosco e conheça melhor as impressoras digitais da linha HP Indigo, para todo tipo de impressão de etiquetas, rótulos e embalagens flexíveis e cartonadas.