Como o Serviço de Impressão 3D Pode Ajudar Sua Empresa

Quando se fala no serviço de impressão 3D, muitas pessoas ainda associam a algo um tanto quanto fora da realidade, que pode ser utilizado apenas por multinacionais ou empresas de grande porte, para a confecção de peças altamente complexas e que não estão ao alcance de todos.

Isso já pode ter sido verdade um dia, mas hoje não é mais assim. A difusão do serviço de impressão 3D e as várias possibilidades proporcionadas por ele fazem com que empresas de basicamente todos os portes e segmentos possam ser beneficiados através dessa alternativa, que se mostra muito mais vantajosa do que técnicas antigas e já ultrapassadas.

Quer saber como o serviço impressão 3D pode auxiliar sua empresa? Então continue lendo!

Como o Serviço de Impressão 3D Pode Ser Utilizado?

Um dos setores mais beneficiados são aqueles em que se faz necessária a construção de um protótipo para, então, desenvolver o produto final.

Por exemplo, durante o processo de planejamento e fabricação de alguma peça mecânica, é essencial ver como ela ficará em tamanho real, de modo a saber se ela poderá ser utilizada da maneira que se espera. Softwares de desenho assistido por computador possibilitam visualizá-la em 3 dimensões, mas nada se compara a poder pegar a peça nas mãos e ver como ela ficou.

Convencionalmente, essa peça precisaria ser produzida quase que artesanalmente e modelada à mão, com todo o cuidado para que tivesse as dimensões perfeitas, sem nenhum milímetro a mais ou a menos. Esse é um processo que dá bastante trabalho.

Depois de tudo isso, a peça precisaria ser enformada, para que fosse possível obter um molde com as dimensões e o formato desejado. Apenas depois de tudo isso seria possível fabricar mais peças similares com um pouco menos de trabalho.

Isso é bastante inviável, já que todo o processo de produção e obtenção do molde para saber se a peça está correta é altamente trabalhoso, quase da mesma forma que obter a peça final.

O serviço de impressão 3D fez com que o processo ficasse muito mais simples: agora, basta elaborar um projeto 3D da peça que se deseja e prosseguir com sua prototipagem. O resultado será exatamente o mesmo do projeto no que diz respeito às dimensões e formas, portanto, muitas etapas deixam de ser necessárias.

Quais Empresas Podem Utilizar o Serviço Impressão 3D?

A versatilidade das impressoras 3D é tão grande que elas podem ser utilizadas para empresas dos mais variados segmentos. O exemplo utilizado anteriormente tratava da produção de peças, mas é possível alcançar horizontes muito mais amplos com esses equipamentos.

Com a disponibilidade de diversos tipos de impressoras 3D atualmente, é possível encontrar modelos de diferentes tamanhos, resoluções e capacidades. Portanto, cada empresa pode optar pelos modelos que melhor atenderem às suas necessidades.

Por exemplo, a Stratasys F370 possui uma bandeja de montagem de 355 mm x 254 mm x 355 mm, enquanto a Stratasys Fortus 900MC tem uma bandeja de 914,4 mm x 609,6 mm x 914,4 mm, o que permite um serviço de impressão 3D capaz de criar peças, equipamentos e produtos muito maiores.

Com tantas opções assim, alguns dos segmentos que podem contar com o serviço impressão 3D são os seguintes:

  • Saúde: nem sempre as próteses disponíveis no mercado ficam muito parecidas com a anatomia da pessoa. Através de uma impressora 3D, é possível criar próteses e órteses personalizadas exatamente conforme suas dimensões, de modo a deixá-lo ainda mais confiante e confortável.
  • Decoração: a decoração residencial poderá ser literalmente personalizada. Qualquer item que esteja dentro do tamanho da bandeja de montagem poderá ser prototipado através do serviço de impressão 3D, o que permitirá a cada pessoa escolher aquilo que mais lhe agradar.
  • Brinquedos: se as crianças já se divertem com brinquedos em geral, imagine só um que tenha sido feito especialmente para elas? Isso abre um novo leque de oportunidades nesse segmento, com opções para todos os gostos.

Muitos outros segmentos também podem se beneficiar dos serviços impressão 3D, inclusive o da sua empresa. Por mais que algumas dessas soluções ainda não sejam tão populares no mercado, o crescimento absurdo da tecnologia de prototipagem 3D trará soluções inovadoras em um futuro não tão distante.

A Comprint é uma empresa que distribui equipamentos capazes de realizar o serviço de impressão 3D perfeito para sua empresa, não importa qual seja seu porte ou segmento. São vários modelos de impressoras 3D da Stratasys, marca que é conhecida mundialmente pela qualidade de seus equipamentos.

Postagens Relacionadas