Como Funcionam as Impressoras Industriais Para Marcação e Codificação?

São muitos os processos realizados para a confecção de uma embalagem, seja ela uma caixa de papelão ou uma embalagem plástica. Porém, seria extremamente inviável ter que produzir diferentes versões da mesma embalagem apenas pela necessidade de acrescentar algumas informações. É por isso que existem as impressoras industriais para marcação e codificação.

A viabilidade dessas impressoras industriais é muito grande, e não é à toa que elas são tão utilizadas assim no segmento industrial de embalagens, embora também possam ser usadas em outros segmentos, dada a sua versatilidade ímpar.

Aprenda mais sobre o que uma impressora industrial para marcação e codificação é capaz de fazer e por que elas são tão fundamentais para a indústria.

Onde São Utilizadas as Impressoras Industriais Para Marcação e Codificação?

A melhor forma de entender isso é pensar em um exemplo prático, ao qual todos estão acostumados no dia a dia. Vamos pensar na embalagem de algum produto, como de um pacote de molho de tomate, por exemplo.

Se você comprar o mesmo molho de tomate, da mesma marca, tipo e tamanho, em três supermercados, perceberá que existem algumas diferenças entre as embalagens, que são o lote, a data de fabricação e a data de validade. Ainda assim, o restante da embalagem é absolutamente igual.

Para baratear o processo de produção das embalagens de todos os produtos e deixá-lo mais rápido, é essencial que elas sejam iguais. Não seria nem um pouco prático ter que desenvolver diferentes embalagens apenas por causa do lote, data de validade e informações assim, além de isso constituir um impacto bem grande na logística.

É por isso que existem as impressoras industriais para marcação e codificação: elas são responsáveis por fazer esse tipo de impressão, que também pode ser utilizado em diversos outros setores.

Como Funciona Uma Impressora Industrial Para Marcação e Codificação?

Tanto uma impressora inkjet para marcação quanto uma impressora inkjet para codificação funcionam através da tecnologia inkjet, que em português significa jato de tinta. É exatamente dessa forma que acontece a impressão desses equipamentos.

A maioria das impressoras domésticas funciona através do sistema inkjet, ou seja, são disparados jatos de tinta na folha ou no substrato que se deseja imprimir, de acordo com os comandos que tiverem sido dados pelo computador, tablet ou smartphone.

É de maneira similar que funciona uma impressora inkjet industrial: ela também dispara jatos de tinta para imprimir dados, números, códigos, símbolos e logotipos na superfície desejada, seja uma caixa de papelão, uma embalagem plástica ou alguma outra opção.

A precisão de uma impressora industrial para marcação e codificação varia de acordo com o modelo escolhido, mas ela pode ser bastante alta, bem como a definição dos caracteres impressos. Prova disso são as embalagens que vemos todos os dias e que contam com esse tipo de impressão.

Como Escolher Uma Impressora Inkjet Para Marcação e Codificação?

Uma característica bastante peculiar das impressoras industriais para marcação e codificação é o fato de que elas trabalham com uma tecnologia contactless, ou seja, sem contato com a superfície. Portanto, é muito mais fácil que elas sejam integradas em linhas de produção.

Quanto ao modelo selecionado, tudo depende muito das necessidades da indústria e do que ela precisa. Se for necessário imprimir apenas letras e números, não é preciso adquirir um equipamento com precisão suficiente para a impressão de logos, por exemplo.

Existem modelos como a Hitachi PXR P 460 W, que faz impressões em substratos escuros através do uso de tinta branca, e a Hitachi PXR-H Hi-Speed, que imprime micro-caracteres para codificação, marcação e identificação de produtos e embalagens.

Porém, pode ser que a empresa não tenha conhecimento técnico suficiente para saber qual é a melhor impressora industrial para marcação e codificação, já que isso demanda uma avaliação bem complexa de todo o processo de produção. Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar por uma empresa especializada no segmento.

A Comprint é uma empresa altamente experiente no mercado de impressoras industriais para marcação e codificação, com mais de 35 anos de atuação no mercado. Representante da HItachi, fabricante que apresenta excelentes modelos de impressora inkjet para marcação e codificação, a Comprint pode oferecer o equipamento perfeito para as necessidades de cada cliente.

Postagens Relacionadas