Como Escolher a Melhor Máquina de Impressão 3D?

Muitas pessoas pensam que todos os modelos de máquina de impressão 3D são iguais ou similares, mas isso não é verdade. Cada um deles possui diferentes características, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha e aquisição das impressoras 3D, de modo a realmente atender às necessidades da empresa ou do consumidor.

Já que os modelos de máquina de impressão 3D são diferentes entre si, então como escolher o melhor? Quais são as características mais importantes e quais não fazem tanta diferença assim? Como obter o melhor custo-benefício?

Confira a resposta a todas essas perguntas e tenha plenas condições de adquirir o melhor equipamento possível!

Quais Características Buscar em Uma Máquina de Impressão 3D?

É um tanto quanto subjetivo definir qual é a melhor das impressoras 3D, já que as necessidades de uma empresa nem sempre serão iguais às de outra. Seria a mesma coisa que tentar definir o melhor modelo de impressora convencional ou de um carro, por exemplo: tudo depende do que cada um precisa.

Entre as diversas características de cada máquina de impressão 3D, as principais e que podem ser utilizadas como parâmetro para a aquisição do melhor equipamento são as seguintes:

Tamanho da Bandeja de Montagem

Se a empresa precisar de peças e equipamentos pequenos, então um modelo de impressora menor já pode suprir suas necessidades. Portanto, caso ela trabalhe com itens maiores, então o mais recomendável é investir em uma impressora maior.

Apenas para fins de comparação, por exemplo, a Stratasys uPrint SE Plus possui uma bandeja de montagem de 203 mm x 203 mm x 152 mm, enquanto o modelo Objet1000 Plus, também da Stratasys, tem uma bandeja de montagem de 1000 mm x 800 mm x 500 mm.

Resolução (Espessura da Camada)

Antes de abordar esse tema, é importante explicar o que é a resolução de uma máquina de impressão 3D, já que esse conceito é um pouco diferente daquilo que é visto nas impressões comuns em papel.

Geralmente, a resolução é associada à qualidade da imagem. O princípio é similar a esse, mas quando se trata das impressoras 3D, a resolução é a espessura mínima da camada que o equipamento consegue montar. Logo, quanto menor for essa camada, melhor será a resolução da peça.

A Stratasys uPrint SE Plus é capaz de imprimir camadas de 0,254 mm ou 0,330 mm, enquanto a Objet1000 Plus pode imprimir camadas com até 16 mícrons (0,016 mm).

Tecnologia de Impressão

Existem diferentes tecnologias de impressão quando se trata das impressoras 3D. As quatro mais comuns são a SLA, FDM, SLS e PolyJet.

  • SLA (Stereolithographic Apparatus, aparelho estéreolitográfico): essa tecnologia utiliza cubas de fotopolímeros líquidos que podem ser curados com o uso de luz ultravioleta (UV). Com ela, podem ser criados padrões e designs complexos em velocidades relativamente altas.
  • FDM (Fused Deposition Modeling, modelagem por fusão e depósito): com a tecnologia FDM, um fino filamento de algum termoplástico é alimentado em um bocal, que esquenta e derrete o plástico, que posteriormente é depositado em camadas para criar os modelos tridimensionais. Seu uso é mais comum em impressoras domésticas, já que essa tecnologia é mais simples e barata.
  • SLS (Selective Laser Sintering, sinterização seletiva à laser): essa tecnologia faz uso de um laser bastante poderoso para derreter e fundir plásticos, cerâmicas ou metais em pó. Quando o processo é feito com metal, passa a ser chamado de DMLS (Direct Metal Laser Sintering, interização direta de metal a laser).
  • PolyJet: similar a uma junção das tecnologias SLA e inkjet, de impressoras 2D convencionais, é realizada através da injeção de gotas de fotopolímeros líquidos na bandeja de montagem, que posteriormente é curada com luz ultravioleta. Além de ser rápida, essa tecnologia pode ser utilizada com uma ampla gama de materiais.

De acordo com a necessidade tecnológica de cada empresa, deve ser escolhida a máquina de impressão 3D que melhor suprir suas demandas.

Padronização

Com a popularização das impressoras 3D, muitas das fabricantes passaram a adotar algumas características similares, como a resolução, os termoplásticos aceitos e o tamanho dos filamentos utilizados. Porém, isso não se aplica a todos os modelos.

No caso de uma empresa que deseje oferecer seus serviços em larga escala, como será necessário adquirir vários equipamentos, pode ser mais viável adquirir máquinas que utilizem filamentos do mesmo tamanho, por exemplo. Assim, eles poderão ser comprados em grandes quantidades, o que representará uma economia considerável.

Softwares

Cada máquina de impressão 3D possui compatibilidade com determinados softwares. Porém, as impressoras domésticas, por não terem um grau de exigência tão grande, funciona, com softwares mais simples, ao passo que as impressoras industriais já precisam ser mais precisas e, portanto, trabalhar com softwares que possuam essas características.

Tudo também varia de acordo com os serviços que serão prestados pela empresa. Caso seu interesse seja atuar na fabricação de itens de decoração, por exemplo, não é preciso ter um nível de precisão absurdo.

Porém, caso a intenção seja a de fabricar próteses e peças mais detalhadas, então será necessário utilizar softwares mais complicados e equipamentos de maior capacidade.

Impressoras 3D: Disponíveis em Diversos Modelos

Ficou bastante evidente que as impressoras 3D não são todas iguais. Cada uma delas possui recursos e funcionalidades diferentes, que podem ser perfeitos para uma empresa, mas não tão benéficos para outras.

Por isso, o melhor a se fazer é estudar as características de cada uma delas e ver qual é a que oferece o conjunto mais adequado. Assim, o custo-benefício será o melhor possível, já que o investimento feito poderá trazer os resultados esperados e ainda superá-los.

A Comprint é uma empresa que já atua há mais de 35 anos no mercado e é referência nacional no que tange aos diferentes modelos de máquina de impressão 3D da Stratasys, fabricante reconhecido e utilizado mundialmente, com modelos ideais para necessidades industriais, comerciais e residenciais.

Postagens Relacionadas