(11) 3371.3371
Fale Conosco

Preencha as informações abaixo e um de nossos especialistas irá lhe ajudar o mais breve possível

Enviando

Stratasys e Materiliase ampliam conjunto de soluções para modelos médicos impressos em 3D

A tecnologia Stratasys PolyJet e o software Materialise, certificado pela FDA, estão ainda mais versáteis para que hospitais e médicos possam criar localmente seus modelos anatômicos

 

MINNEAPOLIS E REHOVOT, Israel, 3 de dezembro de 2018 – Além de tornar realidade os modelos médicos impressos em 3D, a Stratasys (Nasdaq: SSYS) está ampliando o conjunto de impressoras e materiais validados por sua parceira Materialise (Nasdaq: MTLS), como parte das soluções que compõem o software Materialise Mimics inPrint, certificado pela FDA, agência federal norte-americana responsável pela promoção da saúde pública. O resultado é um sistema de impressão 3D local mais versátil para hospitais e médicos, que permite a produção de modelos anatômicos específicos hiper-realistas, utilizados para diagnóstico, em conjunto com outras ferramentas e avaliação clínica especializada.

 

As soluções PolyJet validadas incluem as impressoras 3D J750, que trabalha com multimateriais e multicores, e a Objet30 Prime, modelo desktop de alta performance. O Materialise Mimics inPrint é o primeiro e único software de impressão 3D certificado pela FDA para criação de modelos anatômicos para atendimento ao paciente. O software foi desenvolvido para permitir que médicos e hospitais realizem a impressão 3D localmente, no próprio hospital ou clínica, o que cria uma fonte segura e confiável para o planejamento cirúrgico e a comunicação interdisciplinar.

 

“Historicamente, o planejamento pré-cirúrgico dependia de imagens em 2D, processo que exige que os médicos reconstruam mentalmente a anatomia do paciente. Mas a impressão 3D representa uma evolução em relação a esta abordagem, pois oferece réplicas precisas da anatomia do paciente diretamente para as mãos do médico. Nossa parceria com a Materialise é um enorme avanço para alavancar o potencial dessa tecnologia no tratamento do paciente”, diz Eyal Miller, Head da Unidade de Negócios de Cuidados de Saúde da Stratasys. “Agora a impressora 3D que todo hospital precisa para potencializar sua modelagem médica vem com opções adicionais para uma solução de software certificada pela FDA”.

 

Após a certificação pela FDA, em março de 2018, o software Materialise Mimics inPrint tornou-se a única solução de impressão 3D completa e de abrangência total para modelagem anatômica autorizada e reconhecida nos Estados Unidos. Dos 20 principais hospitais dos EUA, de acordo com a classificação da U.S. News & World Report, 16 implantaram uma estratégia de impressão 3D médica baseada na tecnologia Materialise Mimics.

“Ao validar as tecnologias de impressão 3D da Stratasys por meio do nosso processo de certificação, estamos melhorando o acesso dos médicos e hospitais aos modelos anatômicos de alta qualidade para atendimento personalizado aos pacientes”, afirma Bryan Crutchfield, Vice-Presidente e Gerente Geral da Materialise para América do Norte. “A inclusão de impressoras 3D multicoloridas e multimateriais à lista de hardwares validados permite que os prestadores de serviços de saúde implantem uma solução versátil, que pode ajudar em seus casos mais complexos, em uma ampla variedade de especialidades cirúrgicas e com o uso de uma única impressora 3D. Na Materialise, usamos uma abordagem aberta e flexível de integração de hardware para o desenvolvimento de softwares, a qual permite a criação de parcerias com outros líderes na indústria de impressão 3D, como a Stratasys, uma empresa comprometida em atender às necessidades da comunidade médica”.

 

As impressoras 3D J750 e J735 da Stratasys são capazes de desenvolver modelos altamente complexos, com materiais rígidos e flexíveis, de várias texturas, para imitar tecidos humanos. A combinação única de transparência e várias cores garante aos médicos a possibilidade de diferenciação da anatomia de cada paciente, além de exibir estruturas críticas dentro de uma réplica do órgão e criar representações realistas de qualquer osso, tecido e órgão.

 

A Stratasys Objet30 Prime é uma impressora 3D desktop economicamente viável, sendo uma plataforma de entrada para hospitais que buscam uma solução local de impressão, sem comprometer a qualidade, a resolução ou a precisão. Sua versatilidade suporta a fabricação de várias opções de modelos anatômicos para diversas aplicações, as quais incluem planejamento cirúrgico, treinamento e capacitação para setores como ortopedia, cardiologia e neurocirurgia.