A importância da impressão de embalagens como experiência de compra para o consumidor

A qualidade na impressão de embalagens para produtos que vão ficar expostos em um PDV (Ponto de Venda) pode ser o fator determinante que definirá se o seu produto irá ser escolhido ou não. Em uma prateleira, os produtos estão em uma competição, disputando a atenção do consumidor com poucas armas: o conceito (empregado no design), textura (embalagem flexível, cartonada etc) e, mais importante, o apelo visual das embalagens.

Antes de imprimir uma embalagem, é preciso fazer um estudo do público-alvo, levantar hábitos comportamentais do consumidor, saber o que e como ele costuma consumir determinado item, para então traçar uma estratégia de vendas que se inicia com o desenvolvimento ou reformulação da marca do produto antes de iniciar o design.

Saber como os clientes em potencial tomam decisões, como pesquisam seus produtos e quais as necessidades que eles ainda possuem é essencial na busca para proporcionar experiências únicas para cada comprador em potencial.

O que o consumidor busca antes de comprar é algo que diferencie o produto, pois ele é impactado direta e diariamente com ofertas, mas tende a reter apenas o que é realmente importante ou que emociona.

 

Então qual é o papel da Impressão de embalagens neste processo?

 

Para ser importante e emocionar não basta apenas criar todo o conceito. Tanto uma embalagem quanto um rótulo têm de ser impressos com equipamentos que garantam e transmitam a qualidade do produto.

A Comprint dispõe de impressoras para cada tipo de necessidade. Equipamentos para a impressão de embalagens cartonadas, como a HP Indigo 30000, embalagens flexíveis, como a HP Indigo 20000, ou então específicos para o mercado de etiquetas, rótulos e embalagens flexíveis, como a Indigo 6900.

Estas máquinas conseguem suprir as expectativas sem dificuldades, algo até então exclusivo das impressoras flexográficas tradicionais, comuns para grandes tiragens do gênero, mas que não possuem a qualidade fotográfica para impressão que se equipare com os modelos HP Indigo.

Garantindo que o processo inicial de impressão de embalagens seja com equipamentos de alta qualidade, as chances de tornar a experiência do consumidor satisfatória cresce consideravelmente.

 

O que define uma experiência bem sucedida são os atributos que a embalagem terá

 

Cores: Devem valorizar o modelo da embalagem em si, para torná-lo atraente e agradável.

Informações: Precisam ser claras, a diagramação deve ser pensada para não sobrepujar o que é relevante. Trabalhe pensando o que realmente é importante conter na embalagem. Excesso de informações pode fazer com que o cliente acabe escolhendo por outro produto.

Detalhes: As impressoras da linha Indigo trabalham com extrema precisão, alcançando resultados refinados que impressoras analógicas comuns não conseguem.

Textura: O tipo de substrato escolhido é importantíssimo: papel, cartão, embalagens flexíveis, metalizadas, enfim, cada opção de textura traz uma sensação diferente para o consumidor, toques diferentes e apelos visuais singulares.

Conceito: Todos os pontos levantados seguem após a definição do conceito a ser aplicado na impressão de embalagem, seja para um novo produto ou para dar novos ares a uma marca existente.

 

Considerações Finais

 

As embalagens são partes indissociáveis da experiência de compra, principalmente para produtos de compra habitual, cujos preços e conteúdo não se diferenciam muito dos concorrentes. Nestas situações, uma embalagem bem trabalhada faz toda a diferença.

A batalha silenciosa que é travada nas prateleiras é geralmente vencida pelo produto que mais se destaca, que atende melhor às necessidades de seu nicho, fazendo com que o cliente saia satisfeito após a aquisição.

Postagens Relacionadas