10 ideias inovadoras para reduzir custos na sua gráfica

Reduzir custos e maximizar ganhos é o principal objetivo de muitas empresas, porém atingir os resultados desejados não é uma tarefa simples. Muitas vezes, a solução pode estar em reduzir despesas administrativas, criar estratégias para vender produtos ou serviços a preços mais competitivos.

O fato é que cada empresa precisa entender sua realidade e adequar seu modelo de negócio às suas necessidades. Neste post, iremos apresentar 10 ideias inovadoras para reduzir custos na sua gráfica.

1 – Análise de custos

Para reduzir custos, a gestão financeira é o primeiro e mais importante passo para conhecer melhor a sua empresa. Faça uma análise dos seus custos. Não reduza seus gastos sem antes realizar uma avaliação prévia, assim não correrá o risco de esgotar recursos financeiros importantes.

2 – Defina metas de redução

Após o levantamento e estudo dos gastos, faça o planejamento estratégico das suas metas. Não foque apenas em aumentar vendas. Divida a atenção com a redução dos gastos que irá obter a partir do estudo dos custos.

A gestão financeira é mais efetiva com o envolvimento da equipe. A maioria das empresas não costuma incluir o staff nas ações para reduzir custos, contudo, reforçar a comunicação interna aumenta a sensação de pertencimento da equipe, que pode contribuir e muito com a redução de itens consumíveis de escritório, além da energia e manutenção dos equipamentos.

3 – Invista em equipamentos

Em uma gráfica, otimizar o workflow é uma ótima maneira de reduzir custos. Todavia, quando os equipamentos tornam-se defasados ou muito lentos, acabam gerando gastos desnecessários com manutenção e hora extra de funcionários. Por isso, investir em maquinário, além de modernizar a empresa, melhora o custo-benefício.

4 – Melhore o gasto com energia

Em uma empresa, muitas vezes gastos normais do dia a dia são considerados irrelevantes, mas quando colocamos na ponta do lápis eles podem representar uma fatia grande do seu orçamento.

O consumo de energia elétrica se enquadra nessa categoria. Pequenas mudanças nos hábitos dos funcionários e fazer a substituição de equipamentos por modelos mais econômicos são simples medidas que podem surtir um efeito positivo na conta de luz.

5 – Eficiência na produção

Opte por sistematizar os processos, isso pode diminuir os gastos com horas extras. Um sistema bem engendrado agiliza os processos e diminui os custos.

6 – Logística

Reavalie a logística da sua empresa. O transporte de produtos, por exemplo, pode ser realizado por uma terceirizada, repassando custos que muitas vezes sua empresa arca desnecessariamente por não possuir uma estrutura.

7 – Tiragens

Ter equipamentos adequados para diferentes tipos de tiragem é essencial para controlar e reduzir custos na sua empresa. Impressoras offset convencionais são normalmente usadas para grandes tiragens, enquanto as impressoras digitais, como a linha HP Indigo, são ideais para pequenas e médias tiragens.

Segregar corretamente as demandas reduz substancialmente os custos de impressão.

8 – Outsourcing de impressão

Comprar uma impressora industrial pode ser um investimento inviável para algumas empresas. Nesses casos, é possível alugá-las ao invés de comprar. O outsourcing é uma das muitas ideias criativas para reduzir custos na empresa. Faça um levantamento financeiro do seu negócio, o que vale mais a pena, qual seu fluxo de caixa? Com essas informações saber se o outsourcing é uma boa saída fica mais simples.

9 – Marketing

Invista nas redes sociais. O aporte inicial é baixo e o resultado pode ser grandioso. Plataformas como Facebook, Twitter e Instagram alcançam muitas pessoas, e consomem pouco recurso financeiro. Crie parcerias com algumas marcas.

10 – Escolha a Comprint

Por mais criativo e inovador que sejam as ideias para reduzir custos na sua gráfica, a base da sua empresa ainda será pautada em suas impressoras. Neste caso é imprescindível que estes equipamentos sejam de alta qualidade e adequados para sua empresa. A Comprint possui as melhores impressoras para todos os tipos de negócios gráficos e terá prazer em colaborar na análise de alternativas e no processo de decisão da sua empresa. São impressoras para label, cartonagem, embalagens flexíveis entre outros.

 

Conclusão

Não importa em qual segmento gráfico sua empresa está inserida. As ideias acima enquadram-se em praticamente todas as situações, basta apenas reavaliar seus gastos e iniciar o processo de redução de custos.

Postagens Relacionadas